Amizades que te levam ao céu

É fato que ninguém vive no mundo sozinho. Ter alguém para dividir as alegrias e angústia faz com que a vida seja mais leve. A Bíblia fala bastante sobre a importância da amizade. Um dos versículos mais conhecidos está em Provérbios 18:4, que diz: “Quem tem muitos amigos pode chegar à ruína, mas existe amigo mais apegado que um irmão.” Ou seja, aqui se aplica o conceito de que se deve prezar mais pela qualidade do que pela quantidade.

O empresário americano Jim Rohn é o autor da famosa frase: “Você é a média das cinco pessoas com quem passa mais tempo”. Neste sentido, a Palavra também trata sobre este assunto: “Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau.” Provérbios 13:20. Isto é, as pessoas que estão ao seu redor, inevitavelmente, influenciam a sua vida. Portanto, cabe a você escolher de que forma deseja ser influenciado e se aproximar de pessoas que têm os mesmos objetivos de vida.

Suas amizades te afastam de Deus ou te levam para o céu? Consoante a Bíblia “As más companhias corrompem os bons costumes”. 1 Coríntios 15:33. É normal que crentes tenham amizade com descrentes, porém nestes casos é necessário estarem vigilantes para não se deixem levar a práticas de condutas erradas. Os cristãos trilham caminhos retos e seguem a lei de Senhor.

Uma amizade é:

Constituída com amor: “O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade.” Provérbios 17: 17

Admoesta quando necessário: “É melhor a crítica franca do que o amor sem franqueza. O amigo quer o nosso bem, mesmo quando nos fere; mas, quando um inimigo abraçar você, tome cuidado!” Provérbios 27:5-6

Tem companheirismo: “É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se.” Eclesiastes 4: 9-10

A socialização é uma das várias habilidades que Deus deu para humanidade. Amigos são presentes que Ele coloca no caminho para que não se sintam só. Em uma relação de amizade ambos intercedem, sofrem, se alegram e caminham para o alvo que é Jesus Cristo!


adv3